liborio
PROJETO DE PESQUISA
Nível: Licenciatura Plena
Resumo
Por intermédio de leituras de publicações encontradas tais como nos livros Carlota Joaquina na corte do Brasil de autoria de AZEVEDO, Francisca L Nogueira; G Estado e Nação no fim dos impérios Ibéricos no Prata (1808 á 1828), de autoria de PIMENTA, João Paulo; e A Rainha devassa, de autoria de SANTOS, J.F dos; e na Revista de historia da BIBLIOTECA NACIONAL iremos analisar e traçar uma nova linhagem da personalidade da Princesa Carlota não transformando a mesma em uma personagem mítica tal como uma heroína da sua época mas contextualiza-la concedendo a ela a devida importância em seus feitos assim como maximizar seus atributos tão pouco citados, além de combinar o período vivenciado e as representações das mulheres no século XVIII e XIX.
Introdução
Observar como eram vistas as mulheres da nobreza, no período entre o século XVIII e XIX correlacionando ao que diz respeito aos aspectos, políticos e sociais. Para que possamos ter uma maior amplitude sobre como elas se portavam. Avaliando condutas, posturas, deveres, proibições e outros.
Justificativa
Dimensionar a forte personalidade de Carlota Joaquina, com relação a suas atitudes, ao qual também é notoriamente importante no contexto. Maximizando sua postura solidária e voluntariosa e suas frustrações tendo assim facilidade em clarear uma imagem obscura, outrora criada, sobre a personagem. Pois ao ser vista sobre esse ângulo, muitas de suas atitudes facilmente serão compreendidas.
Objetivo
Com o trabalho desenvolvido sobre as características naturais, e também agregadas a Carlota Joaquina, há a pretensão de ampliar o conhecimento, sobre a mesma. Ao olhar não somente sobre uma ótica maioral e machista, “fator predominante do período”, mas sim minuciosa e detalhada de sua personalidade e as influencias externas tais como suas frustrações agindo como fator nas atitudes de