Prostituição Infantil
FELIPE P. MORAES
RESUMO
As condições de miséria e maus tratos de muitas crianças e adolescentes são um dos fatores que levam as crianças a realizar a prática da prostituição. A cada dia que passa pode-se perceber que a prostituição infantil está mais presente na sociedade, e começa a ser praticada mais cedo. O presente trabalho de cunho bibliográfico busca explicar a problemática da prostituição infantil, sendo que o ingresso no mercado do sexo muitas vezes acontece por necessidade de sobrevivência e pela negligência da própria família.
Palavras chave: Prostituição. Crianças. Negligência.
1 INTRODUÇÃO
Falar do tema prostituição infantil é algo bastante complexo, uma vez que este tipo de comportamento está se tornando algo comum e cada vez mais frequente na sociedade.
Na correria do dia-a-dia, muitas vezes acaba-se por não dar a devida atenção a certos tipos de comportamentos adotados e/ou manifestados pelas crianças, e das possíveis consequências que os mesmos podem trazer.
A família é a base nuclear de qualquer ser humano. Sem essa base, família, as crianças poderão ter dificuldades para se adequar ao convívio social, enfim, terem uma vida desregrada, voltada inteiramente para a delinquência. A qualidade das interações no âmbito familiar, principalmente na relação pais e filhos, influência na formação pessoal da criança já que o desenvolvimento emocional e intelectual são definidos a partir destas interações. Muitos problemas sociais e comportamentais podem ter seu surgimento em questões afetivas mal resolvidas, decorrentes de tal influência.
2
Estimulando o convívio familiar, as crianças têm a oportunidade de conhecerem-se melhor e reconhecerem-se enquanto seres capazes de agir de maneira positiva na vida dos demais e nos grupos em que convivem.
Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de investigação bibliográfica. Segundo Gil (1991) a pesquisa bibliográfica é o conjunto das produções