Liberdade
1. Livre Arbítrio
Podemos começar definindo livre arbítrio como sendo o poder que o ser humano tem de escolher sua conduta, sua forma de agir, suas ações e atos, que tanto podem caminhar para o bem ou para o mal. O individuo banca suas escolhas, com base em sua consciência, seu modo de pensar.
Outra definição de livre arbítrio seria que os homens têm o poder de escolher suas ações.
De uma maneira mais simples o livre arbítrio trata-se das atitudes, ações entre outras coisas que tomamos no dia a dia, sejam elas em situações sem grande importância ou de grande importância, com capacidade para afetar não só a nós mesmos de maneira positiva ou negativa, mas também as pessoas que convivem conosco ou que fazem parte das ações que tomamos em nosso dia a dia.
Dentre essas varias definições o livre arbítrio pode ter vários sentidos, para diversas vertentes, como para a filosofia, a religião, entre outras.
2. Determinismo
Podemos definir o determinismo como uma ideia onde tudo o que acontece em nossas vidas ou até mesmo no universo tem uma causa, ou é determinado por acontecimentos.
O determinismo é como se fosse um conceito de razão, onde a ideia de liberdade nos é dada pela intuição.
A outra definição em relação ao determinismo, onde o mesmo defende que o homem não é um ser que esta totalmente livre de agir, pois a limites a sua liberdade, onde os limites podem ser caracterizados de diversas maneiras, como físicas, religiosas entre outras.
O determinismo diz que o ser humano, pelo fato de não ter o livre arbítrio não se torna responsável pelos seus atos, onde suas ações são em sua totalidade determinadas por causas.
3. Liberdade Situada/Moderada
Em relação a liberdade podemos dizer que a nossa liberdade não é absoluta, pois quando nos tornamos pessoas varias coisas já existiam, como as leis feitas por nós mesmo (homens),