Liberdade
Tu consegues? Eu não! Pela primeira vez na vida estou sem a capacidade de elaborar um conceito. Como é que se consegue definir liberdade numa frase? Segundo o dicionário, liberdade é “a condição do ser que pode agir livremente, isto é, consoante as leis da natureza, da sua fantasia e da sua vontade” mas, isto é algo muito vago e muito simples para uma palavra tão complexa como liberdade.
Tu tens a liberdade de amar, de odiar, de comer um bolo de chocolate ou de comer uma peça de fruta. Podes fazer as tuas escolhas, sempre com a plena consciência de que há um certo e um errado. Com a tua experiência de vida, certamente, que sabes que “o fruto proibido é o mais apetecido”, talvez pelo errado ser o mais fácil de se alcançar mas, com a tua racionalidade e com a tua liberdade de escolha, acabas por ultrapassar os obstáculos que te são colocados.
Já pensaste que o mais legítimo grau de independência que o seu humano pode possuir é a liberdade? A liberdade é considerada como um ideal para muitos… para uns é mais fácil de a alcançar do que para outros! E porquê? Porque a liberdade é constrangida! Tudo tem limites. É impossível ter-se algo a 100%, tal como a liberdade, e muitas vezes por este motivo costuma-se dizer que “a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros” ou seja, não podemos fazer tudo aquilo que queremos pois, através dos valores éticos e morais somos condicionados. Isto acontece contigo, comigo, e vai acontecer com o próximo… Somos condicionados, somos seres limitados e temos de o aceitar.
Por exemplo se perguntássemos às pessoas que animal é que gostariam de ser, muitas iriam responder que queriam ser um pássaro. Por ser livre logo, por representar a liberdade! Mas ao mesmo tempo a pessoa que o afirmou tem um pássaro numa gaiola. Irónico, não é? Até o próprio símbolo representativo da liberdade é condicionado.
Muitas pessoas prendem-se nas suas “gaiolas” que elas próprias constroem. Talvez por terem receios ou terem medo de não