semeando as nacoes
Tema
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Salmos 126:6
Versículo Chave
PAÍS ALVO
Moçambique é um país da África Austral, sua capital é
Maputo e 37% da sua população é urbana. A língua oficial é o português, porém são faladas mais de 43 línguas e dialetos e destas, 41 são batu, ou seja, línguas nacionais.
VALE A PENA CONHECER A ECONOMIA DE MOÇAMBIQUE
Cerca de 45 % do território moçambicano tem potencial para agricultura, porém 80 % dela é de subsistência. A reconstrução da economia (após o fim da guerra civil em 1992, e das cheias de 2000) é dificultada pela existência de minas terrestres não desativadas. O país é membro da União Africana e também pratica extração de madeira das florestas nativas. O maior potencial econômico de Moçambique é o turismo.
Considerado um dos países mais pobres do mundo, Moçambique possui 24 milhões de habitantes, onde 86% da população não têm emprego. Aproximadamente 500 mil são órfãos, 11,5% da população sofre com HIV, um dos índices mais altos do mundo, A malária constitui igualmente um problema de saúde pública em Moçambique. A taxa de prevalência da malária nas crianças com menos de cinco anos de idade pode variar entre 40 e 90%, resultando em até 36.000 óbitos de crianças todos os anos e cerca de 50% da população é analfabeta.
Só pra vocês terem uma pequena visão desta realidade, a moeda deste país se chama Metical, e 13 meticais equivalem a R$ 1 real”, relata, acrescentando ainda que apenas 14% da população tem emprego fixo, com salário mínimo de 2.600 meticais.
Para essa gente, comer carne é praticamente impossível, o quilo do carne moída custa, em media 500 meticais. “Com esse salário daria para comprar 5 quilos de carne. Por isso a alimentação deste povo é feita à base de folhas, mas o prato que não pode faltar na mesa é a ‘xima’, uma espécie de polenta feita de milho