Vida como ela è
Desde a teoria de administração de Taylor até o conceito de open book management de John Case, muitas empresas não conseguiram prosseguir com os seus objetivos. Mas afinal qual é o verdadeiro motivo para que isso aconteça?
Os motivos podem ser vários, desde problemas pessoais á uma crise mundial na economia, mas uma coisa que não se pode deixa de lado é o planejamento, pois sem ele não é possível a empresa se manter firme dentro do mercado.
Como a função básica de um administrador de empresas é o planejamento, a organização, o controle e o direcionamento da empresa, ele tem uma função essencial dentro da organização, pois é ele quem vai fazer com que a empresa possa evoluir e sendo assim atingir os objetivos da empresa.
Mas então podemos dizer que o culpado das empresas chagarem a falência são os administradores? Sim. Mas dentro da organização existem varias pessoas que contribuem para a empresa. Isso quer dizer de uma forma indireta, outras pessoas pode fazer com que isso aconteça, pois se não são profissionais qualificados ou não exercem uma liderança correta com os seus respectivos departamentos, o administrador fica sem um suporte e sendo assim ficando com toda a responsabilidade da empresa.
Por isso cada empresa deve ter três tipos de planejamento; Estratégico, Tático e o operacional.
O estratégico é o planejamento que é para um longo prazo, que diz aonde a empresa quer chegar, o quanto é de market share ela quer ter e que é definido pela alta cúpula.
O Tático é o planejamento de médio prazo, que é definido para cada departamento da empresa, que determina metas para cada departamento e que é determinado pela gerencia da organização.
O operacional é o planejamento em curto prazo, que é definido para a produção da empresa e tem como características com a qualidade do serviço, e que é um planejamento para atividades especificas. Para cada atividade é realizada um planejamento diferente.