Liberdade de Pensamento
Adrielli de Paula Candido
Carolina Bourguignon Siqueira
RESUMO
Este paper trata sobre o direito a liberdade de pensamento, e as limitações a essa liberdade no Brasil e no mundo ao longo da historia da humanidade. Podem surgir dúvidas e questionamentos acerca desse direito, uma vez que a palavra “liberdade” submete a impressão de autoridade, autonomia e licititude para pensar e manifestar seu pensamento da forma que bem entenderem sem nenhuma limitação e nenhuma conseqüência. Sendo assim, tem como principal objetivo esclarecer o limite da liberdade do pensamento e da manifestação do pensamento. Para esclarecimento de dúvidas, é necessário um estudo aprofundado e um melhor entendimento da Constituição Federal do Brasil.
Palavras Chave: Liberdade de Pensamento, Manifestação do Pensamento, Repressão.
1.INTRODUÇÃO
A metodologia utilizada neste paper foi a qualitativa e a bibliográfica as quais serão citadas no decorrer deste.
A liberdade de pensamento não compreende apenas ao ato de pensar, pois o pensar é algo íntimo, e não pode ser regulado pelo ordenamento jurídico, porém quando tomamos a decisão de tornar público qualquer pensamento, pode então ser regulado pelo ordenamento.
Sendo assim, neste paper será abordado a liberdade de pensamento de forma complexa, e as ramificações desse direito, como a de consciência, de crença e de expressão, que também compõe a Constituição Federal.
O segundo principal objetivo é estabelecer em que caso a liberdade de pensamento não é absoluta, como por exemplo no caso do anonimato.
Para tal explicação, é utilizada a metodologia bibliográfica, pois a leitura de artigos científicos, livros e textos didáticos são primordiais para a elaboração deste.
Será abordado também a repressão a manifestação de pensamentos na história, como o caso de Sócrates, acusado de heresia, a santa inquisição, e é claro a ditadura militar no Brasil, em que os pensamentos foram reprimidos pelos