Liberalismo
Características gerais:
Na historia européia e das Américas o Liberalismo se implantou de forma diversa. Enquanto na França triunfa o absolutismo, na Inglaterra, predominam Revoluções liberais, onde as conquistas burguesas deram maior poder ao parlamento e a essa classe.
Liberalismo faz referencia a uma ideologia que se contrapõe ao absolutismo, com forte influência da constituição anglo-americana e do iluminismo. Surge no contexto de insatisfação com as monarquias absolutistas, onde não havia liberdade econômica nem política.
Sua principal característica é defender a liberdade, tanto econômica (versus mercantilismo), quanto individual (tolerância ideológica, política, religiosa e liberdade de expressão) e liberdade política. Logo, o liberalismo não trata somente de questões econômicas; mas, também, sociais e políticas.
Segundo o liberalismo, o Estado deve intervir o mínimo possível na economia (o chamado Estado mínimo), garantindo apenas a propriedade, a liberdade e a vida (fornecendo segurança e uma vida digna), os chamados direitos naturais.
O liberalismo político constitui-se contra o absolutismo real, defendendo que os governos devem ser representativos, justificando-se por meio do contrato social,que afirma que o Estado é criado pela sociedade para defender os direitos naturais.A explicação do contrato social mais adotada nessa ideologia é a de Jonh Locke;que defende que o Estado foi criado para defender a propriedade privada.Assim, só é cidadão quem tem propriedade. A decorrência dessa maneira de pensar é o aperfeiçoamento das instituições de voto e da representação, a autonomia dos poderes e limitação do poder central.
Defende a isonomia política, isto é, igualdade perante a lei como condição para a cidadania e defende, também, o abeas corpus, a fim de evitar prisões arbitrárias. Afirma que o progresso material somente vem da iniciativa do cidadão. Assim,o avanço material de alguém depende do seu trabalho e mérito.