Resumo ATPS 1 Processos Gerenciais Anhanguera Uniderp - Planejamento
Aluno I
II
III
IV
V
VI
PLANEJAMENTO
ATIBAIA
2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – PLANEJAMENTO
2.1 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.2 – PLANEJAMENTO TÁTICO
2.3 – PLANEJAMENTO OPERACIONAL
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. Introdução
Este relatório tem a finalidade de compilar e descrever as definições de Planejamento pela ótica administrativa, de suas diversas aplicações nas organizações e de suas variantes conceituais por meio da exposição dos conceitos técnicos, do confrontamento de ideias e da sistematização e desenvolvimento do tema.
2. Planejamento
Atualmente todas as organizações fazem uso dos princípios administrativos para nortear suas ações, isso ocorre nas organizações governamentais, da sociedade civil, corporações e principalmente diariamente nas empresas. Um dos princípios mais destacados é o “Planejamento”.
Em suma o Planejamento é uma técnica administrativa que visa absorver a incerteza do futuro permitindo maior consistência no alcance de objetivos por parte de uma organização qualquer.
O planejamento busca “definir objetivos”, “identificar o estado inicial das coisas”, “definir metas ou premissas de condições futuras a serem alcançadas”, “estabelecer os meios e etapas para que estes objetivos ou condições sejam alcançados” e finalmente “implementar o plano de ações para o alcance efetivo”. Basicamente o Planejamento deve identificar nossa condição local no “Presente” e nos projetar para os objetivos do “Futuro”.
Segue definição para planejamento:
s.m. Ação ou efeito de planejar.
Plano de trabalho pormenorizado.
Função ou serviço de preparação do trabalho.
Planejamento familiar, instituição de uma série de medidas para melhorar as condições da vida no lar (alimentação, higiene, limitação de nascimentos etc.).
Diante dessa definição entende-se que o planejamento é indispensável em tudo que fazemos seja no profissional ou no