Liberalismo politico
Aluno: Carlos Eduardo Wetzstein
Professor: Alceu Kaspary
Instituto Federal Catarinense
Disciplina: Filosofia
Construa um texto realizando uma analise sobre o significado do liberalismo politico contendo as seguintes palavras chave:
Absolutismo, constituição, educação, tolerância, liberdade, igualdade, soberania, vontade geral, pacto social, democracia, representação, divisão dos poderes.
O ILUMINISMO foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza, John Locke, Pierre Bayle e pelo matemático Isaac Newton. Alguns dos filósofos iluministas eram conhecidos como Montesquieu, Voltaire e Rousseau. visavam formar uma nova soberania, a soberania popular, que nada mais era do que o povo no poder, o povo regendo as leis, o povo julgando etc... Com essa soberania popular seria o fim da desigualdades, das injustiças, sendo assim fim do Absolutismo.
Absolutismo não é nada mais do que o poder concentrado em uma única pessoa, e essa pessoa que seria detentor do poder teria que ser da realeza, ou seja, já excluindo o povo de ter a chance de estar no poder.
Os iluminista como eram conhecidos naquela época, eram pensadores que tinham como objetivo trazer luz á época considerada como época das trevas, ou seja, eles queriam implantar nas pessoas a pratica de agir pela razão, fazendo com que o povo deixasse a condição de subordinados. O povo tudo aceitava e não protestava quando se fazia necessário. Os iluministas queriam acabar com a ignorância do povo.
Como sabemos os iluministas ansiavam por um povo com voz. Quando ocorresse a união das pessoas então a “vontade geral” seria alcançada. As ideias começariam a surgir a fim de melhorar a forma de vida.
Só que nesse exato momento aparece o seguinte problema: como manter a soberania popular? Cabeças pensam diferentes. Foi em meio á discussões que chegaram a conclusão que a soberania popular seria mantida se houvesse diversas assembléias dos cidadãos. Quando se abre uma assembléia o poder