Liberalismo politico
Espaço privado é aquele em q seu funcionamento e acesso é determinado por orgãos privados,empresas,intituições. Seu acesso está livre a influência do detentor.
Há uma distinção filosófica clássica entre público e privado.
Corresponde a uma intuição do senso comum. Sabemos que coisas que se diz no espaço privado, ou não se diz no público, ou se diz de forma diferente. A explicação para isto é que as repercussões (inclusive éticas) de uma coisa e outra são diferentes. O espaço acaba, de algum modo, determinando o conteúdo da mensagem. Brincadeiras que são eticamente permitidas no espaço privado, frases aparentemente inócuas, sem qualquer consequência, no público tornam-se virulentas agressões. Coisas que eu admito tranquilamente tomando um cafezinho no intervalo de um congresso de procuradores, forçam-me, no espaço público, a uma resposta diferente e a uma exposição diferente. Algo dito de má-fé no espaço privado provavelmente pouco me incomodorá; a mesma coisa, de boa fé, no espaço público, pode resultar em uma intolerável agressão.
Parece que ainda não sabemos muito bem como lidar com a Internet. Ou talvez seja conveniente algumas vezes fazer de conta que não sabemos para dizer de público algo com o ilusório sabor (e o álibi) de um pequena galhofa particular.
Escrever um e-mail entre quatro paredes, diante de uma tela, pode dar a mesma sensação que escrever uma carta há 15 anos atrás, ou de uma conversa na mesa de um bar. Ocorre que a Internet não é um espaço privado; é um colossal instrumento de comunicação. O que escrevo aqui na minha tela pode chegar, em instantes, a qualquer lugar do mundo e a tantas pessoas, completamente fora do meu controle. Pode proporcionar ocasião para manipulações sobre o que se diz e pode servir de instrumento para outros interesses.