LIBANEO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Disciplina: Didática
Professora: Dr.ª Izabel Cristina Novaes
Aluno: Rafael Henning Uliana
Fichamento de:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Pulo: Cortez, 1994.
Capítulo 3
“Didático: Teoria da Instrução e do Ensino”
A didática como atividade pedagógica escolar
Para Libâneo, a Pedagogia é uma concepção da direção do processo educativo que se subordina a uma concepção do político-social. Cabe à Pedagogia, intervir no processo de assimilação e orientá-lo para finalidades sociais e políticas, criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilizá-lo. A Didática então, assegura o fazer pedagógico na escola, em sua dimensão político-social e técnica. Estuda i processo de ensino através de seus componentes – conteúdo, ensino e aprendizagem – com a finalidade de formular diretrizes orientadoras, embasadas em um a teoria da educação, da atividade profissional dos professores. O processo didático tem como culminância o desenvolvimento das habilidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.
A instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação de conhecimentos e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas. O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática, concretizando-se na instrução. O ensino é o planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática e concretiza as tarefas da instrução. O currículo expressa os conteúdos da instrução. A metodologia compreende o estudo dos métodos e o conjunto dos procedimentos de investigação das diferentes ciências quanto aos seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas que são aplicação específica dos métodos.
Temas fundamentais da Didática: objetivos sócio-políticos e pedagógicos: objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar,