Libaneo
Baseado em metodologias especificas das matérias de ensino. Uma didática humana, técnica, política e social. Colocando o professor como mediador, tendo um elo entre o aluno e a matéria de conhecimento, interferindo no processo sem desvia-lo nem desvirtua-lo.
Conhecendo uma didática que nos oferece sugestões de como realizar o planejamento de uma disciplina com participação do aluno, envolvendo-as com as responsabilidades e interesse da matéria a ser ensinada, como variar as técnicas das aulas a fim de que facilite a participação do aluno, como fazer para que o processo de avaliação deixe de ser amedrontador, transformando em incentivo ao seu desenvolvimento.
Em concordância a Libâneo, J. C. o aluno é capaz de envolver-se, construir e desenvolver suas ideias- domínio cognitivo: conhece, compreende, aplica, analisa, sintetiza, avalia.
A Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. Essa segurança ou competência profissional é muito importante, mas é insuficiente. Além dos objetivos da disciplina, dos conteúdos, dos métodos e das formas de organização do ensino, é preciso que o professor tenha clareza das finalidades que tem em mente na educação das crianças. A atividade docente tem a ver diretamente com o “para quê educar”, pois a educação se realiza numa sociedade formada por grupos sociais que têm uma visão distinta de finalidades educativas. Os grupos que detêm o poder político e econômico querem uma educação que forme pessoas submissas, que aceitem como natural a desigualdade social e o atuai