Tipos de linguagem
Linguagem verbal: aquela que utiliza a língua (oral ou escrita); a língua é o mais importante dos códigos;
Linguagem não-verbal: aquela que utiliza código que não seja a palavra, como a pintura (que explora as formas e as cores, por exemplo), a mímica, a dança, a música, etc.
Algumas formas de comunicação podem utilizar mais de uma linguagem, como é o caso das histórias em quadrinhos. No caso em questão temos a utilização da linguagem mista, pois os quadrinhos utilizam desenhos (linguagem não-verbal) e palavras escritas nos balões (linguagem verbal).
O homem é um ser de relações e usa da linguagem para interagir no contexto em que se vê inserido, nesse sentido podemos entender a “leitura do mundo” de que fala Paulo Freire. É preciso ler o mundo, compreender as diversas manifestações das muitas linguagens com as quais temos contato o tempo todo.
A importância da linguagem se dá por ela ser um meio de comunicação dos mais usados pelo homem em todos os tempos. Todavia, apesar de ser natural da espécie, é desenvolvida na aprendizagem, em treinos específicos. É a capacidade de se comunicar com a linguagem. É um mecanismo indispensável à vida humana, principalmente porque com ela o homem tem a possibilidade de coordenar esforços, de pensar o bom funcionamento da sociedade, resolver conflitos, enfim, participar do momento histórico-social que está vivendo.
Ler e entender instruções, mensagens do texto é um tipo freqüente e decisivo de leitura, não só na escola como também no cotidiano e, principalmente nele, desta forma é importante ressaltar o uso e o entendimento da linguagem. Tanto a leitura e a compreensão do texto quanto sua produção é faces da mesma moeda, partes de um mesmo processo, o de produção e entendimento do