levantamento topográfico
Londrina
2014
Altimetria e
Nivelamento Geométrico
Trabalho apresentado à disciplina Topografia Agrícola e Geoprocessamento , prof.ª Daniel Soares Alves.
Londrina
2014
INTRODUÇÃO
ALTIMETRIA:
É a parte da Topometria que se ocupa com as determinações das Distâncias Verticais ou Diferenças de Nível.
NIVELAMENTO:
Chama-se genericamente de NIVELAMENTO, as operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhem-se dados com o objetivo de se determinar à diferença de nível de pontos da superfície em relação a outros. Tipos de Nivelamento:
1. GEOMÉTRICO: mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas.
2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o Geométrico, mas menos preciso.
3. BAROMÉTRICO: Baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão. Há necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica. Dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Utiliza-se aneroides para a determinação da pressão atmosférica no campo.
Objetivo
Medir a declividade de uma determinada área usando a técnica de nivelamento geométrico passada em aula teórica utilizando as ferramentas adequadas.
Materiais
Trena;
Nível;
Régua;
Tripé.
Metodologia
Foram montado o tripé nivelado corretamente utilizando o nível acoplado no aparelho. Foi posicionada a régua a 10 metros do aparelho para que aja a leitura. Após a leitura da ré posicionamos a régua em vante feita a coleta de dados e prosseguido com o procedimento até o ponto desejado.
Resultados
Os resultados obtidos foram tabelados