judaismo
Islamismo é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão, umtexto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus (Allāh), e pelos ensinamentos e exemplos normativos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto doislamismo é chamado de muçulmano.
Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-lo. Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de umafé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas. Os seguidores do islã afirmam que as mensagens erevelações anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo, mas consideram o Alcorão como uma versão inalterada da revelação final de Deus.
A diferença básica é que duas delas, o judaísmo e o cristianismo, são de origem histórica e têm, o que se pode chamar, ogirem natural. Enquanto o Islamismo, é uma religião sincrética pois tem sua origem com grande influência de ostras religiões como: Judaísmo, Cristianismo e outras religiões politeístas e panteístas da época de sua origem. Ambas têm desdobramentos internos que diferem de sua fundação, e que geram discussões a respeito da legitimidade de suas crenças. Em uma visão global, a pessoa de Jesus Cristo, é o divisor de águas entre estas três grandes religiões, onde no Islamismo, Ele é apenas um profeta de pequena influência, enquanto no Judaísmo, foi apenas mais um profeta, sendo no Cristianismo a razão e o único pressuposto básico. As três têm dificuldade de identificar seus inúmeros pontos em comum pois, intesificam suas diferenças em resposta contrária à outra, estas respostas, são alimentadas por anos de conflitos silenciosos e rancores criados a anos e que hoje têm um fim em si mesmo, semelhante aos conflitos de interesses encontrados nas grandes organizações, os quais muitas vezes são mesquinhos mas, que caracterizam a forma