levantamento topografico
A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo. O estudo do relevo de um terreno consiste na determinação das alturas de seus pontos característicos e definidores da altimetria, relacionados com uma superfície de nível que se toma como elemento de comparação. As curvas de níveis são elaboradas utilizando aparelhos topográficos que nos fornecem níveis, ângulos, e dimensões de um terreno ou área.
3. MATERIAIS.
Para a realização do trabalho, foi necessária a manipulação de diversos instrumentos, entre os quais, podemos destacar: o teodolito, a bússola, as réguas graduadas ou miras, os piquetes e as balizas. O teodolito é um equipamento destinado à medição de ângulos verticais ou direções horizontais, objetivando a determinação dos ângulos internos ou externos de uma poligonal, bem como a posição de determinados detalhes necessários ao levantamento. Atualmente, existem diversas marcas e modelos de teodolitos, os quais podem ser classificados: - Pela finalidade: topográficos, geodésicos e astronômicos; - Forma: ópticos-mecânicos ou eletrônicos; Quanto à precisão: a NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica os teodolitos segundo o desvio padrão de uma direção observada em duas posições da luneta. A precisão do equipamento pode ser obtida no manual do mesmo.
Como elementos principais que constituem os teodolitos, mecânicos ou automáticos, ópticos ou digitais, podemos citar: sistema de eixos, círculos graduados ou limbos, luneta de visada e níveis.
Figura 1 - Teodolito. A bússola é um instrumento empregado nos levantamentos para medir os ângulos que formam linhas do terreno com direção do meridiano magnético. Consiste em uma agulha imantada que possui em sua parte central uma peça de um mineral suficientemente duro, essa agulha sempre se orienta na direção do polo