Levantamento conservacionista de uma propriedade rural
FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
CURSO DE AGRONOMIA
Levantamento Conservacionista de Propriedade Rural
Disciplina: Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água.
Professor: Vilson Antonio Klein.
Acadêmicos: Aldrin A. Keyser, Gustavo F. de Souza, Henrique M. Scherer, LucenirT. de Mattos, Marcelo Piroli
Passo Fundo, novembro de 2014.
Introdução
O solo, sem sombra de dúvidas, é o principal suporte para a produção agrícola, para o desenvolvimento das plantas e para a preservação dos recursos hídricos. Seu comportamento é regido por um complexo conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos. O homem, através das práticas agrícolas, interfere sobre este sistema alterando, afetando e danificando suas características físicas e químicas.
Um bom manejo do solo é o que propicia boa produtividade no tempo presente e possibilita a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro. A cobertura do solo, normalmente presente no plantio direto, acumula maior teor de matéria orgânica próxima à superfície, aumentando a capacidade de retenção de água - especialmente em solos com alto teor de areia - além de diminui as variações da temperatura do solo e a evaporação da água e elevar a taxa de infiltração.
A descompactação do solo utilizando implementos de hastes, como escarificadores que produzem superfícies mais rugosas, tem por objetivo aumentar a porosidade, reduzir a densidade e, ao mesmo tempo, romper as camadas superficiais encrostadas e camadas subsuperficiais compactadas (KOCHHANN & DENARDIN, 2000). As operações de preparo do solo, como a escarificação, criam um microrrelevo, na superfície do solo, sendo o índice de rugosidade superficial do mesmo, o critério mais utilizado para a sua determinação. Essas alterações afetam o escoamento superficial e o armazenamento temporal da água.
Para evitar ou minimizar tais problemas, causados pelo cultivo extensivo e prolongado do solo,