Conserva o do Sol
Enviado por:
Josilaine Gonçalves | 3 comentários
Arquivado no curso de Agronomia na UFMT
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
denunciar
INTRODUÇÃO
A conservação de solo constitui, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes da agricultura moderna. A segurança da coletividade e os próprios interesses dos agricultores requerem que seja dada uma orientação técnica ao uso do solo. As atividades do homem que trabalha a terra, assim como as dos responsáveis pelo bem estar coletivo, terão que ser pautar pelos princípios conservacionistas como garantia da própria estabilidade.
Segundo (LEPSCH et al,1991), o levantamento técnico das terras permite, através da análise conjunta das características morfológicas a propriedades físicas e químicas dos solos dos vários ambientes, identificar as classes de capacidade de uso das terras, pra então servir de base no planejamento agropecuário, fundamentando no uso racional das terras, ou em caso mais específico, fornecer subsídios para a avaliação de propriedades rurais.
Este trabalho visa apresentar as explorações agrícolas sendo conduzidas em bases conservacionistas, sem descuidar, ao mesmo tempo dos interesses financeiros dos agricultores, para isso, é necessária a planificação racional do uso a ser dado a cada área de terra, tendo em vista o conjunto de suas principais características físicas ecológicas e econômicas.
LEVANTAMENTO E PLANEJAMENTO CONSERVACIONISTA
Um planejamento conservacionista requer um levantamento das características condicionadoras da capacidade de uso do solo, uma vez que a utilização racional terá que levar em conta a potencialidade de exploração de cada gleba. O controle de erosão por práticas conservacionistas, a adoção de modernas técnicas de mecanização e das melhores variedades das culturas, e o uso científico dos fertilizantes e corretivos, podem, para que tudo isso seja eficiente, o uso da terra precisa ser correto.
Trabalho realizado