química
A origem do solo
Compostagem (o que é, vantagens)
Ciclos do carbono,oxigênio,enxofre e nitrogênio.
Introdução:
Os solos são tão essenciais para a sociedade humana como o ar e a água, mas a degradação do solo não recebeu a mesma atenção prestada aos problemas que ameaçam estes dois outros elementos. No entanto, os solos são a base de 90% de todos os alimentos humanos, alimentos para animais, fibras e combustível. Suportam as aglomerações humanas e fornecem matérias-primas e águas subterrâneas. Entre os principais problemas registados na Europa figuram: a perda da camada superior dos solos devido à erosão ou actividades de construção, a contaminação e a acidificação.
Fases do solo:
FASE SÓLIDA: MATRIZ DO SOLO
Em linhas gerais, a fase sólida dos solos é constituída por uma fração mineral e uma orgânica.
PORÇÃO MINERAL
A porção mineral do solo consiste em partículas de dimensões variadas (frações granulométricas), que são resultantes da desagregação e da decomposição das rochas que deram origem ao solo e dividem em minerais primários e secundários:
MINERAIS PRIMÁRIOS: herdados do material originário; mantém-se praticamente inalterado na sua composição; derivados das rochas por simples fragmentação; formados em rochas no interior da crosta terrestre sob altas pressões e temperaturas; geralmente são instáveis nas condições reinantes na superfície da Terra; logo eles acabam sendo decompostos, liberando nutrientes às plantas.
Exemplos: Quartzo, feldspato, plagioclases, mica, piroxenas, anfíbolas, olivinas, etc.;
IMPORTÂNCIA DOS MINERAIS PRIMÁRIOS NO SOLO:
Os minerais primários do solo têm importância para avaliação do grau de evolução do solo e da sua reserva mineral.
MINERAIS SECUNDÁRIOS: são sintetizados ou neoformados nas condições ambientais de superfície; geralmente formam-se através do intemperismo químico; geralmente formados na superfície terrestre em solos, lagos ou oceanos; são sintetizados no próprio solo