Manejo E Conserva Ao Do Solo
Produção de grãos em sistema de plantio direto Docente: Eduardo da Costa Severiano
Discentes: Bruno Reolon de Moraes
Lorena Guimarães Cabral
Lucas Emmanuel Patriota Garcia
Unclas Hungria Silva
Introdução
•
O uso intensivo do solo com preparo inadequado e ausência de práticas conservacionista tem resultado num processo de diminuição da fertilidade, degradação das características físicas, químicas e biológicas, acelerando a erosão, com queda na produtividade dos solos agrícolas.
•
O planejamento de uso do solo surge como uma forma para que os agricultores viabilizem a produção sem a perda na capacidade produtiva dos solos, reduzindo também os impactos ambientais negativos das atividades agrícolas.
O uso racional do solo deve ser baseado em atividades produtivas que considerem o potencial de terras para diferentes formas de uso, de forma a garantir a produção e reduzir os processos geradores de desequilíbrio ambiental, com base em tecnologias técnica e ambientalmente apropriadas (GEBLER e PALHARES, 2007).
Objetivo
•
O projeto teve o objetivo de avaliar e aprimorar práticas de manejo, relacionadas ao planejamento e uso conservacionista do solo na agricultura, inseridas numa propriedade rural de 27,84 há no município de Rio Verde.
•
Buscar conhecer o potencial produtivo das terras, suas principais limitações ao uso e a viabilidade da implantação de produção de grãos em sistema de plantio direto.
Plantio Direto
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem.
Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais.
Essa cobertura tem por finalidade:
proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.
Antes da implantação do plantio direto, principalmente em áreas que são utilizadas há muito tempo com