solo
A conservação do solo, na agricultura ou pecuária, é o conjunto de praticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio.
O solo e a base de produção agrícola. Conservá-lo e enriquecê-lo é assegurar a continuidade do nosso negocio.
Ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, principalmente do solo, visam a promover agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e rendo no meio rural. O solo e fundamental para a produção de alimentos, energia e fibras e sua conservação esta diretamente ligada a manutenção da capacidade produtiva do país.
Mas, de uma forma geral, são os solos que exigem cuidados quanto a conservação, pois são suscetíveis as perdas por erosão.
A erosão, a compactação e o aumento da salinidade do solo são os maiores problemas relacionados ao manejo inadequado e terão relação direta com a escassez de alimentos num futuro não muito distante, resultando num profundo desequilíbrio do sistema produtivo, se as praticas corretas não forem adotadas. A população do mundo gira em torno de 7 bilhões de habitantes, obrigando a humanidade a disponibilizar pelo menos 1 bilhão de hectares de área agricultável. As áreas com manejo inadequado reduzem significativamente seu potencial de produção, por isso hoje se trabalha em virtude da renovação e aprimoramento das técnicas produtivas. Deve-se observar que os recursos são limitados, não podendo ser desperdiçados.
Atualmente o uso do solo de forma sustentável e responsável é uma necessidade. As atuais técnicas, equipamentos e produtos químicos desenvolvidas podem contribuir com o aumento da produtividade dos solos. Porem a intensidade do uso do solo pode provocar danos a terra, que podem ser minimizados com a utilização por parte do setor agrícola de praticas de manejo que contribuam com a conservação do solo
Planejamento:
O planejamento técnico e antecipado e importante para a conservação do solo. É preciso