Sintese de Cultivos
Nessa síntese comentarei sobre o capitulo com titulação “Uma Resposta Conservacionista – o Impacto do Sistema Plantio Direto”. Que ressalta das vantagens na conservação de solo contra erosões hídrica e eólica usando uma cobertura do solo e uma rotatividade de cultura. Além do longo processo aceitação ate a adoção do Sistema de Plantio Direto pelos produtores rurais muito conservacionistas.
.
No texto explica que o Sistema de Plantio Direto é uma forma de manejo de solo, água e culturas altamente conservacionista cujo processo de adoção é inédito na historia da agricultura brasileira.
Diz que foi introduzido no Brasil, visando principalmente o controle de erosão, o Sistema de Plantio Direto que é o caminho mais adequado na busca da competitividade, da sustentabilidade e da equidade, com qualidade ambiental por isso vem sendo submetido a intenso processo de evolução agronômica sendo hoje reconhecido como exemplo para países tropicais e subtropicais de todo o mundo.
A introdução do Sistema de Plantio Direto no Brasil teve inicio a partir dos anos 60, por iniciativa de órgão públicos de pesquisa. Apesar do expressivos efeitos conservacionistas do Sistema de Plantio Direto, dificuldade na condução geraram, ao longo dos anos 70,frustrações que levaram a frequentes abandonos no processo de adoção Estes abandonos devia-se a:
I) Baixa eficiência dos herbicidas disponíveis na época.
II) Limitações das semeadoras
III) Insuficiente cobertura morta;
Na década de 80 foram desenvolvidos herbicidas sistêmicos, semeadoras mais eficientes , especialmente quanto ao sistema de corte de palha e de abertura de sulco para colocação da semente e do adubo no solo. Em decorrência, um consistente crescimento da adoção desse sistema foi observado no Brasil. Entre 1974 e 1992, a área cultivada em Sistema de Plantio Direto cresceu 132 vezes. Assim o Abandono ou a interrupção temporária do Sistema de Plantio Direto não encontra suporte em dados de pesquisa