letras
Resumo
INTRODUÇÃO, PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA:
Abordar sobre leitura de literatura infanto-juvenil e formação crítica pode não parecer algo novo, porém, ainda são temas de pouco êxito na educação brasileira. Como o leitor pode exercer o senso critico desde a infância lendo contos e literatura infantil através da utilização da diversidade textual deste segmento literário? Esta seria uma pergunta que todo educador deveria saber responder diante do atual contexto educacional, que exige cada vez mais de nossos alunos. Por este motivo, percebo a importância de abordar sobre este tema, pois, observo que a falha na educação de uma pessoa começa na base, ou seja, nas series iniciais, e porque não trabalhar isso através da leitura de literatura infantil?
OBJETIVO(S):
Incentivar formação do hábito da leitura das crianças e dos jovens por meio de metodologias didáticas do professor em sala de aula com os livros;
Buscar envolver o educador nesse processo, de trabalhar com a diversidade textual da literatura infanto-juvenil;
Fomentar o ensino, o exercício e o desenvolvimento do senso crítico do leitor por intermédio dessas leituras.
Mostrar de que forma poderiam ser trabalhadas as temáticas vistas de grosso modo como fantasiosas nos livros de literatura infanto-juvenil, de maneira a reverte-los para situações reais, e dar a possibilidade para que essas crianças consigam trabalhar a forma de agir, reagir, opinar, conversar e/ou dispor sobre questões do cotidiano que esses livros nos revelam por meio de histórias infantis.
RESULTADOS ESPERADOS E CONTRIBUIÇÃO:
Estimular o interesse do educador em incentivar a criança e o adolescente através da literatura infanto-juvenil, ao gosto pela leitura e ao exercício da imaginação e do senso crítico, com intermédio da diversidade textual dentro deste segmento literário.
5. Bibliografia
http://pt.scribd.com/doc/31908326/MODELO-PRE-PROJETO-TCC-2010