mecânica geral
APOSTILA DE RESISTÊNCIA MECÂNICA GERAL
Professor Kenji
A Mecânica pode ser definida como a ciência que descreve e prediz as condições de repouso ou movimento de corpos sob a ação de forças. É dividida em três partes:
Mecânica dos Corpos Rígidos,
Mecânica dos Corpos Deformáveis
Mecânica dos Fluidos.
Figura 1 – Divisão da Mecânica dos Corpos Rígidos.
Princípios e Conceitos Fundamentais.
Os conceitos básicos usados na Mecânica são os de espaço, tempo, massa e força. Estes conceitos não podem ser exatamente definidos; são aceitos com base em nossa intuição e experiência e usados como referência para nosso estudo de mecânica.
Figura 2 – Conceitos fundamentais da Mecânica.
Na mecânica Newtoniana, espaço, tempo e massa são conceitos absolutos, sendo independentes um do outro. Por outro lado, o conceito de força não é independente dos outros três. Isto é indicado por um dos princípios fundamentais da mecânica.
O estudo da mecânica elementar repousa em seis princípios fundamentais, baseados em evidências experimentais, os quais são:
A Lei do Paralelogramo para adição de forças estabelece que duas forças atuantes sobre um ponto material podem ser substituídas por uma única força, chamada resultante, obtida pela diagonal do paralelogramo cujos lados são iguais às forças dadas.
O Princípio de Transmissibilidade estabelece que as condições de equilíbrio ou de movimento de um corpo rígido permanecerão inalteradas se uma força que atua num dado ponto do corpo rígido for substituída por outra de mesma intensidade, direção e sentido, mas que atua em um ponto diferente, desde que as duas forças tenham a mesma linha de ação. As Três Leis Fundamentais de Newton
Formuladas por Isaac Newton em fins do século XVII, essas leis podem ser enunciadas como segue:
Primeira Lei
Se a intensidade da força resultante que atua sobre um ponto material é zero, este permanecerá em repouso (se estava originalmente em repouso) ou permanecerá com