Mecânica Geral
A Mecânica Geral tem por objetivo estudar a estatística dos corpos rígidos onde se encontram elementos que, diferente de uma partícula apresentam dimensões significantes e que podem ser submetidos a uma rotação a partir da atuação de uma força. Ela procura identificar os elementos estruturais e perceber as forças externas a que eles estão submetidos, possibilitando a criação de condições estruturais que podem ser analisadas em cálculos.
Na engenharia civil, o uso da mecânica geral permite calcular vetores, momentos estáticos, forças resultantes, intensidade de direção em peças estruturais como vigas o que será analisado mais detalhadamente mais adiante.
A mecânica Geral também é a base para os estudos de Resistência dos materiais, que é um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo, sendo fundamental.
2.0- DESENVOLVIMENTO
Em todas as construções de engenharia, as partes de uma estrutura devem ser devidamente proporcionadas para resistir às cargas que agem sobre elas. Como exemplo podem-se citar: as lajes de piso de um edifício devem suportar o seu peso próprio e a devida sobrecarga; o eixo de uma máquina deve ter dimensões adequadas para transmitir o momento de torção especificado. Um dos objetivos do estudo da resistência dos materiais consiste na determinação dos esforços, das tensões e das deformações a que estão sujeitos os corpos sólidos devido à ação dos carregamentos ativos. “A cada ação corresponde uma reação de mesmo módulo, direção, mas sentido contrário” (Newton). As forças nunca agem sozinhas, por exemplo: Quando uma pessoa empurra um armário para frente, este inicialmente não se move, isso porque o armário exerce sobre a pessoa uma força igual, só que de sentido contrário.
Todos nós sabemos que um corpo parado não começa a se mover sozinho. É necessário