impactos ambientais - banner
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
QUALIDADE DA ÁGUA DO SENAI E O ESTUDO DOS IMPACTOS
AMBIENTAIS.
RESUMO
A qualidade das águas é representada por um conjunto de características, geralmente mensuráveis, de natureza química, física e biológica. Desse modo, as características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos limites, os quais são representados por padrões, valores orientadores da qualidade de água, dos sedimentos e da biota (Resoluções Conama nº 357/2005, Conama nº 274, Conama nº 344/2004, e Portaria N° 518, do Ministério da
Saúde).
INTRODUÇÃO
Para analisar a qualidade da água foram feitos alguns testes, tais como: identificação da presença de contaminação, ph, condutividade, turbidez. A água é conhecida como solvente universal porque quase todas as substâncias conhecidas podem ser dissolvidas pela água, em maior ou menor grau de dissolução. Sendo assim, a água é capaz de dissolver sólidos, líquidos e gases. A turbidez da água se deve à existência de partículas em suspensão, A água tratada deve apresentar turbidez menor que 1,0 UNT. A influência do pH e o efeito indireto é muito importante podendo, em determinadas condições de pH, contribuírem para a precipitação de elementos químicos tóxicos como metais pesados. Desta forma, as restrições de faixas de pH são estabelecidas para as diversas classes de águas naturais, tanto de acordo com a legislação federal, quanto pela legislação estadual. Os critérios de proteção à vida aquática fixam o pH entre 6 e 9.
OBJETIVO
Este trabalho teve como objetivo analisar a água do Senai identificando presença de contaminantes, e parâmetros físicos e químicos. A escolha desse elemento para as análises deve-se ao fato de ser um produto amplo e habitualmente consumido, afim de certificar se esta de acordo aos limites aceitos pela legislação brasileira.
Figura 1– As placas de petri após a estriagem a esquerda;