Gerenciamento de residuos solidos
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia da
Pesquisa como nota da AP1
Fortaleza / CE
2012
FACULDADES NORDETE
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
LEILANE DIAS RODRIGUES
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SOLIDOS
Fortaleza / CE
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3. OBJETIVOS
4. METODOLOGIA
5. CRONOGRAMA
6. REFERÊNCIA
1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento dos resíduos sólidos nos canteiros de obras de construção e montagem é indispensável para a qualidade da gestão ambiental nos centros urbanos. Uma gestão adequada dos resíduos popularmente chamados de “entulho” reduz custos sociais, financeiros e ambientais. Os “entulhos” são as sobras das construções, ou seja, de processos construtivos, e devem ser gerenciados do projeto à sua destinação final, para que impactos ambientais sejam evitados.
Estudos demonstram que 40% a 70% da massa dos resíduos urbanos são gerados em canteiros de obras, conforme observado por alguns pesquisadores como Hendriks (2000) e Pinto (1999). Pode-se dizer que 50% do entulho são dispostos irregularmente na maioria dos centros urbanos brasileiros de médio e grande porte.
A destinação inadequada de resíduos oriundos do processo construtivo gera problemas como o esgotamento de aterros sanitários (esses resíduos chegam a mais de 50% do volume de resíduos depositados em aterros), a obstrução do sistema de drenagem urbana, a proliferação de insetos e roedores. Provoca, ainda, a contaminação de águas subterrâneas pela penetração através do solo de metais de alta toxidade, o desperdício de materiais recicláveis, e o consequente prejuízo aos municípios e à saúde pública.
Com a aprovação da Resolução 307 do Conama de 05/07/2002 que dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de construção e demolição, aos poucos se percebe um avanço na busca da minimização dos impactos causados pelos resíduos sólidos gerados em canteiros de obras. De