letras
O que o mercado de trablaho espera de você?
Um individuo que pretende se encaixar no mercado de trabalho deve-se tornar um profissional exemplar, pois o mercado espera de um individuo vários pontos que podem ser determinantes para sua escolha.
Suponho que o mercado tem a expectativa sobre mim, que eu possa ser um profissional que contenha várias qualidades que possa visar um futuro de conquistas e aprendizado, que possa propiciar desenvolvimento nas atividades propostas.
Portanto creio que eu possa estabelecer metas, objetivos que possam ser cumpridos e conquitados com o pontencial profissional, e com isso poder contribuir para o mercado de trabalho.
1- Tenho vários colegas que mentem em seus currículos. Só que eles são chamados para entrevistas, e eu não. A solução seria mentir também?
Infezlimente, mentir no currículo é um esporte universal. É o que se chama de "maquiar os fatos". No Brasil não há, ao que eu saiba, dados estatísticos a respeito de mentiras em currículos. Mas nos Estados Unidos, onde há pesquisa para tudo, descobriu-se que quase a metade mente. Essas pesquisas revelam também que homens mentem mais que mulheres. E que, quanto menor a vaga, maior a mentira. Candidato a gerente mente mais que candidato a diretor. E quais são as mentiras mais freqüentes? Transformar um seminário de fim de semana em um "Curso de Aperfeiçoamento Profissional". Transformar viagens de turismo em cursos. Transformar a participação em um grupo de trabalho em "liderança de um projeto". Mencionar números que são impossíveis de checar, como reduções de custo. Mencionar "fluência" em idiomas. Alguns pecam por omissão, esquecendo, por exemplo, de mencionar a idade. Outros pecam por excesso, colocando até as horas de auto-escola para tirar a carteira de motorista e chamando isso de "habilitação em deslocamento motorizado". A prática de dourar a pílula está tão disseminada que um amigo meu até diz: "Eu sou ético. Nunca exagero nas