Letras
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre Letras, explicar em que consiste uma Letra e como e quando deve ser utilizada.
Também iremos dar alguns exemplos para que possamos explicar melhor do que se trata ao certo uma letra.
O que é uma Letra ?
Letra é um titulo de crédito onde consta a importância que é devida por uma entidade a outra e a respetiva data de vencimento.
As letras comerciais são instrumentos bastante utilizados a nível das relações comerciais que se estabelecem entre os agentes económicos, designadamente quando o pagamento do devedor ao credor não é efetuado a pronto, gerando-se, portanto uma divida que pode então ser titulada por uma letra.
O credor ( sacador), aceitando a letra, pode desconta-la com um banco antes da data do vencimento, pagando uma certa importância de juros pelo desconto antecipado.
Na data do vencimento, o devedor (sacado) paga ao banco, a importância devida.
As letras podem ser domiciliadas ou não domiciliadas e com ou sem protesto e a taxa de desconto cobrada pelo banco depende destas características.
Como Utilizar uma Letra.
No desenvolvimento processual de uma letra podem distinguir-se desde logo duas operações de base: o saque.Operação em que o sacador procede à entrega da letra (devidamente sustentada por um documento normalizado) aosacado; o aceite, em que o sacado aceita as condições presentes no documento que consubstancia a letra.
Outros elementos que caracterizam as letras são os seguintes: pode ser efetuado o endosso da letra várias vezes,sendo esta uma operação em que o beneficiário do valor da letra é alterado (no caso, por exemplo, de o sacador usar otítulo como forma de quitação de uma dívida perante um fornecedor); pode ou não haver o aceite por parte do sacado;se existir aceite e o sacado se recusar a pagar haverá um protesto sobre o aceite de forma a que o pagamento seefetue; poderá haver