LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
O presente Relatório vem tratar da importância do Letramento e Alfabetização em seu amplo contexto na vida de todos, para um bom convívio social e cultural pois a alfabetização, há décadas, é vista como o nó da educação brasileira um desafio na aprendizagem, pois vem dependendo do desenvolvimento e competências e habilidades dos professores transmitirem às práticas pedagógicas que envolvem a temática de Letramento, alfabetização para público-alvo, que são alunos em processo de aprendizagem lingüísticas.De acordo com Vigotski (2001), o desenvolvimento da linguagem na criança é decorrente de sua experiência sociocultural. Seu pensamento verbal não é uma forma natural e inata de comportamento, mas uma forma histórico-social com propriedades e leis específicas. Portanto, para elaborar sua própria história, a criança apropria-se da significação do mundo cultural, que é produto da atividade humana. Portanto o fato de ensinar assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado pelo meio sócios culturais que atuam decisivamente na relação indivíduo-sociedade. Tendo como base estudos e apontamentos à partir de pesquisas individuais e em grupo é expressar neste relatório todas as pesquisas realizadas pela equipe.
Alfabetização
Quando fui alfabetizada já estava na 1º série, quando frequentei apré-escola não eram inseridas atividades voltadas para o desenvolvimento da alfabetização em si, eram atividades de desenvolvimento social, motoro e voltadas para o lado lúdico. Quando começou meu processo de alfabetização foi através do uso da cartilha.
Durante minha alfabetização observava muito minha irmã mais velha, sempre estávamos juntas fazendo as lições de casa e ela me ajudou bastante, nessa época minha mãe que não teve a oportunidade de estudar quando criança estava estudando a 1º série do EJA, eu ia com ela