Trabalho da FNE
Etiqueta: É sinônimo de elegância, boas maneiras, bons costumes, estilo e distinção, características que uma vez incorporadas ao dia a dia, emprestam à vida cotidiana mais harmonia e bem estar nos ambientes sociais, profissionais e domésticos, determinando um comportamento ideal.
Etiqueta Profissional: É um conjunto de regras que nos auxiliam a desenvolver a rotina diária. Envolve toda a nossa pessoa, personalidade, linguagem e o ambiente em que nos encontramos.
Para desenvolver uma etiqueta profissional, são necessários alguns elementos:
a) Simpatia (sorriso, bom humor) – ser recebido com um sorriso torna o seu interlocutor mais maleável e predisposto a ouvir sua mensagem. O sorriso torna a pessoa mais bonita e a triste mais alegre.
b) Cordialidade – Olhar de modo natural, nunca insistente, para todo o conjunto a fim de não intimidar o interlocutor.
c) Aparência pessoal – a primeira impressão sobre alguém forma-se nos primeiros segundos em que temos contato com essa pessoa. E a primeira impressão não pode ter outra base senão o aspecto físico da pessoa porque não houve tempo para conhecer mais nada dela. A aparência pessoal depende de uma série de requisitos, entre eles:
Higiene - É importante para ter boa saúde e boa aparência. É o cuidado com os cabelos, rosto, dentes, unhas, etc.
Saúde - Uma pessoa saudável tem pele corada, disposição, energia e bom humor. É necessária uma alimentação saudável, repouso adequado e a prática de exercícios físicos.
Postura – O corpo demonstra o estado de espírito através dos gestos, do andar, do sentar, do estar em pé. Procure ser discreto nos movimentos e gestos dos braços, mãos e ombros. Evite remexer-se, cruzar e descruzar as pernas, pois movimentos assim demonstram insegurança.
Dentro da nossa empresa para mantermos a etiqueta profissional exigimos dos nossos funcionários um conjunto de regras como, pontualidade e assiduidade, não permitimos que fumem no ambiente de trabalho e ainda sempre