Metodologia PBL
O engenheiro de produção tem como base na sua aplicação do dia a dia procurar aperfeiçoar métodos de trabalho, reduzir custos de produção, de transporte e assim obter resultados que contribuam para o crescimento da empresa.
Baseado nas soluções encontradas o engenheiro aprimora o senso próprio de aprendizado, nada mais que a metodologia PBL busca; a aprendizagem baseada nos problemas.
Toda que vez que um problema surge, o engenheiro tem que :
Estudar a causa
Buscar soluções diversas que possam ser aplicadas
Desenvolver métodos que possam evitar problemas similares
Pensando nisso o método PBL (ABP) vem com intuito de mudar todo o principio de educação pelas faculdades em especial as de engenharias. Buscar uma aula mais dinâmica sem que os docentes sejam o elemento ativo e os alunos passivos para a obtenção de conhecimento e sim que esses se tornem elementos ativos e aquele o elemento facilitador para essa aprendizagem uma vez que neste método, o problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos.
Os docentes expõem um caso para estudo aos estudantes. De seguida, os estudantes, estabelecidos em grupos de trabalho, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificativas ou resoluções, ou recomendações. A ABP tem como base de inspiração "os princípios da escola ativa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão".
O problema é a palavra chave para o método uma vez que o PBL serve para estimular a aprendizagem e soluções com mais criatividade utilizando junto como ferramenta a internet que possibilita por sua vez a comunicação e obtenção de informações em um “click”. Mesmo assim o aluno não teria todas as informações necessárias forçando-o a buscar