metodologia PBL
No inicio do curso durante a SIECOMP tive a oportunidade de ter o primeiro contato com o método de PBL, a principio confesso que não gostei pois estava acostumado com o método tradicional onde os professores ficam durante todo o tempo explanando suas idéias e os alunos ficam só ouvindo sem muita oportunidade de interagir com os professores, tornando assim um agente passivo.
No decorrer das primeiras sessões passei a compreender melhor o método e gostei muito porque o tutor joga o problema na sala e “obriga” os alunos a se interagirem, discutindo aquele problema e tendo que no final do tempo estipulado pelo tutor apresentar o resultado, ou seja, a solução ideal. O elemento central no aprendizado é o aluno. Ele é exposto a situações motivadoras nos grupos tutoriais, em que, através dos problemas, é levado a definir objetivos de aprendizado cognitivo sobre os temas do currículo. O tutor apresenta o problema para os alunos e passa a ser um observador, a sua interferência deve ser a mínima necessária, para que os alunos se atenham ao problema, corrigindo rumos quando ele se afastar do tema proposto.Na segunda fase, após estudo individual realizado fora do grupo tutorial, os alunos rediscutem o problema à luz dos novos conhecimentos adquiridos. Esse método além de funcionar como uma dinâmica de apresentação de grupo, pois os alunos todos ficam envolvidos na discussão, preparam os alunos para enfrentarem os problemas da vida, de cabeça erguida.
As sessões tutoriais esperam que cada aluno tenha um comportamento participativo e comprometido, tento na medida do possível ser um aluno aplicado participando de tudo e procurando junto com a turma a solução ideal.Um grande problema que persiste em me acompanhar desde o primário é a timidez que muitas vezes dificulta minha participação na discussão em