lalalalalala
Introdução
Os conhecimentos de obras sobre a natureza feitas por Aristóteles é muito importante para entendermos as discussões mediáveis, renascestes e modernas.
O lugar da física em Aristóteles
“Toda ciência, diz Aristóteles, investiga os princípios, as causas e a natureza dos seres que são seu objetivo de estudo”.
É na Física que Aristóteles se dedica ao estudo dos movimentos. Conceitos como: Causas; Potência e Ato; Movedor e Movido; Primeiro Movedor; necessidade do contato entre Movedor e Movido (impossibilidade do Vazio); Lugar Natural e Movimento Natural três e Violento são apresentados e discutidos de tal forma que sua concepção de movimento seja bastante coerente e fundamentada.
Os princípios do movimento da física aristotélica
O princípio da mudança é a matéria. Por isso os seres compostos de matéria e forma mudam ou estão submetidos ao devir não recebendo uma forma pronta, acabada, finalizada: eles movimentam-se buscando atualizar gradualmente suas formas.
As três classes de movimentos e suas causas
1° causa material corresponde aquilo de que uma coisa é feita: a madeira de que é feita a mesa, estando intimamente ligada á causa por ser responsável pela privação da forma final.
2° causa formal que define a coisa, distinguindo-o dos demais, é o que deve acontecer na matéria para que sua dýnamis seja atualizada, é a forma ou ato que leva á atualização de uma potência ou orienta a atualização da potência contida na matéria mesa e não cadeira.
3°causa eficiente que corresponde ao agente que faz a coisa acontecer, atualizando potencialidades de determinada matéria: a ação do carpinteiro sobre a árvore é a causa para sua forma como uma mesa.
4° causa final que é a atualização da ideia de mesa presente no projeto do carpinteiro para que a matéria alcance sua finalidade própria.
A definição do lugar e a impossibilidade do vazio
É de