Fichamento geoprocessamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – FANAT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS – PPGCN
MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN
DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO
FICHAMENTO DE TEXTOS SOBRE GEOPROCESSAMENTO
Aluno:
João Paulo Silva dos Santos
FICHAMENTO DO TEXTO 1
Título do texto: Anatomia De Sistemas de Informação Geográfica
Autores: Por Gilberto Câmara / Marco A. Casanova / Andrea S. Hemerly / Geovane C. Magalhães / Claudia M. B. Medeiros
Capítulo 1: Conceitos Básicos
“Estudos geodésicos apresentam valores diferentes para os elementos de um elipsóide (raio do equador, raio polar e coeficiente de achatamento). Assim, cada região deve adotar como referência o elipsoide mais indicado. No Brasil, adotou-se o elipsoide de Hayford, cujas dimensões foram consideradas as mais convenientes para a América do Sul. Atualmente, no entanto, utiliza-se com mais frequência o elipsoide da União Astronômica Internacional, homologado em 1967 pela Associação Internacional de Geodésia, que passou a se chamar elipsoide de referência b.” (p.5)
“Um datum é um ponto onde a superfície do elipsoide de referência toca a Terra, sendo caracterizado a partir de uma superfície de referência (datum horizontal) e de uma superfície de nível (datum vertical). Para a definição do datum escolhe-se um ponto mais ou menos central em relação à área de abrangência.” (p.6)
“Escala é a relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa e a grandeza correspondente, medida sobre a superfície da Terra.” (p.6)
“Representa-se um ponto na superfície terrestre por um valor de latitude e longitude. Longitude é a distância angular entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o meridiano de origem.” (p.7)
“Como o sistema de coordenadas geográficas considera desvios angulares a partir do centro da Terra, não é um sistema conveniente para aplicações em que se