Letramento e Alfabetização
A finalidade do trabalho é de destacar a importância do professor trabalhar com maior frequência a oralidade com seus alunos. Realizar leituras individuais, compartilhadas, enfim, que ele (o professor) descubra uma maneira de fazer com que as crianças vejam a importância de trabalhar a leitura e seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.
É destacada também a importância do trabalho de leitura e escrita de textos no processo de alfabetização. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos.
A literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita, recomendando uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de reflexão acerca do sistema de escrita alfabético e o contato intenso com a produção e leitura de textos diversificados. No entanto, a passagem entre o que se defende enquanto princípios e concepções e o fazer efetivo em sala de aula não ocorre de forma automática. A sala de aula é, portanto, o foco deste trabalho, que foi pensado a partir da crença de que é somente fazendo e refletindo sobre o que é feito lá que poderemos avançar nessa passagem.
1. Processo de Alfabetização
“A descrição a seguir relembra um fato importante na minha época de infância, onde fui alfabetizada com cartilha camada Caminho Suave, onde cito um exemplo em que eu aprendia que cada letra citava um desenho exemplo C e visualiza um desenho de uma casinha e assim por diante, não fui alfabetizada antes da entrada na escola, e no primeiro ano fui alfabetizada, minha referencia era minha professora, ela tinha muita calma e passava confiança em nos ensinar cada passo de estudo, e naquela época só me restaram lembranças gratificantes, foi um momento muito importante na minha vida” ...(Relatos da aluna Roseli Nunes estudante de Pedagogia 4º