relatório de física
Curso de Engenharia
FÍSICA EXPERIMENTAL I
TEORIA DE ERROS E MEDIDAS
MIGUEL CONTESINI
MATRÍCULA: 2013257996
TURMA:3079
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
Teoria de Erros: O erro é inerente ao próprio processo de medida, isto é, nunca seria completamente eliminado. Poderia ser minimizado procurando-se eliminar ao máximo possível as fontes de erros acima citadas. Portanto, ao realizar medidas é necessário avaliar quantitativamente os erros cometidos.
1 - Medidas
As medidas podem ser classificadas em dois tipos, diretas e indiretas suas definições são especificadas a seguir.
Medidas diretas → São aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida. Como exemplos podem ser citados: comprimento e tempo, sendo realizadas diretamente de trenas e cronômetros, respectivamente.
Medidas indiretas → São aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície, volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal.
2 - Algarismos significativos
A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais capaz que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado. Para representarmos uma medida usamos algarismos. Além de utilizarmos algarismos que temos certeza de estarem corretos, admite-se o uso de apenas um algarismo duvidoso. O número de algarismos significativos está diretamente ligado à precisão da medida, ou seja, quanto mais precisa a medida maior é o numero de algarismos significativos.
Exemplos:
1) Zero á direita de algarismo significativo também é algarismo significativo. Portanto, L=32,5 cm e L=32,50 cm são diferentes, ou seja, a primeira medida tem 3 A.S. enquanto a segunda é mais precisa e tem 4 A.S.
3 - Incerteza A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento exato do valor do mensurando. O resultado de uma medição, após correção dos efeitos sistemáticos reconhecidos, é ainda,