breve historial da sadc
A política adoptada pela República Sul-Africana de Total Strategy (Estratégia Total) que começou nos anos 70 em que a ideia era de um assalto total, esta baseada em meios políticos, militares, diplomáticos, religiosos, psicológicos, culturais, económicos e sociais, contribui para que os estados da África Austral criassem a Linha de Frente que deu inicio a SADCC (Conferencia de coordenação para a África Austral em 1980), onde antes de 1979 haviam se reunido em Dar-es-Salam e Maputo no Indico, e Luanda no Atlântico. em 1979 Moçambique com a égide do presidente Samora Moises Machel propôs a adopção de uma declaração sobre cooperação regional defendendo simultaneamente a reabilitação e o desenvolvimento da rede regional de transporte e comunicações como prioridade máxima dentro da estratégia regional.
Por outro lado, perante a eminente independência do Zimbabwe era necessário criar um mecanismo que ajudasse estes países a integrar-se na região. Assim, a ideia de SADCC como instituição e não apenas e não apenas como acontecimento começou gradualmente a ganhar forma.
De acordo com os objectivos da SADCC, esta Conferencia Coordenadora tinha fins políticos na região, a questão do apoio aos movimentos de libertação dos estados que ainda não tinham alcançado a independência, lutar e enfrentar os ataques da África do Sul do Apartheid (Castelo: 1995: 22-38).
Objectivos da SADCC:
Redução da dependência particularmente na económica, mas não só em relação a África do Sul, mas sim ao mundo;
Crição de laços para uma genuína e equitativa integraação regional;
Mobilização de recursos para promover a implementação das políticas nacionais, inter-estatais e regionais;
Empreender esforços com o fim de grantir a coopereção internacional no quadro da estratégia da liberalização económica;
Alcançar a unidade Áfricana e recuperar a dignidade Áfricana(ibid.)
Diante disto os estados devem procurar cooperarar entre si com base na sua