Letrada
A propaganda é um instrumento muito utilizado no mundo do comércio, o qual envolve o marketing e o sistema do consumo; desde sua concepção, criação, até a permanência ou substituição do produto em determinado mercado, ela está presente de diversas maneiras, influenciando, convencendo, com um enorme objetivo em fazer com que o consumidor se sinta na necessidade de comprar determinado produto por estar precisando ou acredita precisar. Por essa razão, esta ferramenta é de grande importância neste processo, pois tem como base à utilização da linguagem como meio de induzir, a qual é usada de maneira expressiva, de modo a “chamar atenção” do consumidor, visando sensibilizar o público pela beleza da argumentação.
Desta forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar a propaganda e o seu poder de persuasão através da linguagem, aprofundando-se nas figuras de cosméticos, as quais são muito exploradas no texto publicitário com recursos expressivos, estéticos, apelativos e criativos a fim de convencer um receptor a adquirir e a utilizar o produto anunciado. Sabe-se que a linguagem tem um papel de suma importância na formação da opinião pública, através desta, é possível que a comunicação aconteça por meio de códigos, signos, imagens, pela escrita ou oralidade. Porém, sua função básica não é apenas comunicar, mas convencer e persuadir. Com isso, mediantes a anúncios publicitários retirados de folders da empresa “Stiz Cosméticos”, construiu-se um corpus no qual foi possível identificar as principais características de tais Gêneros Discursivos com base em teóricos como (ABREU, 2001), (BAHKTIN, 1986), (CITELLI, 1989), (FIORIN, 2007), (GITOMER, 2010), entre outros.
Compreende-se que a capacidade de manipulação da linguagem visual e textual na maioria das vezes é de forma inconsciente, para o consumo de determinado produto, e apresenta ainda a recorrência de alguns dos vários elementos linguísticos presentes na linguagem