Resenha do texto: analfabetos na sociedade letrada diferenças sociais e modos de pensamentos.
Se por um lado eles são tão homogêneos em suas características socioculturais por outro os analfabetos não podem ser tão comparado assim, em meio a tanta informação recebida diariamente eles já formaram todos os quais suas regras de funcionamento e seu próprio sistema de escrita. Na sociedade hoje a escrita é fundamental o que faz com que raramente encontremos pessoas totalmente analfabetas, encontramos na verdade pessoas em diferentes níveis, ou seja ‘graus de analfabetos’.
Outro ponto que nos faz ver o quanto as pessoas são diferentes entre si, se baseando na ideia de graus de analfabetismo podemos concluir que o analfabeto não é só um individuo privado da capacidade da leitura e da escrita, ele também tem sua cultura, e sua bagagem.
Hoje existem duas tendências opostas que nos fazem refletir sobre esses aspectos (cultura e pensamento). A primeira se baseia na divisão de dois grupos os que são mais avançados e os ‘primitivos’, entendesse que os ‘primitivos’ devem ser submetidos a algum tipo de educação compensatória para remediar sua deficiência e possibilitar seu acesso às formas mais sofisticadas de funcionamento intelectual. E por outro lado temos a ideia de que cada qual trás sua bagagem e seu conhecimento prévio, sem diferenças entre si e que todo tipo de cultura e pensamento deve ser incorporada no ensino do aluno.
A educação se faz baseada na realidade do aluno e é papel da escola transmitir