Lesões Desportivas
Introdução 2
O que é uma lesão 3
Fatores que levam ao aparecimento de uma lesão 3
Caracterização e tratamento de lesões mais comuns 4
Conclusão 12
Bibliografia 13
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho tem como tema as lesões. Foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Temos como objetivo aprender um pouco mais sobre as lesões: o que é uma lesão; quais são os fatores que levam ao aparecimento de uma lesão; caracterização e tratamento de lesões mais comuns (Escoriação, Entorse, Rotura Muscular, Cãibra, Luxação, Fratura, Traumatismo Craniano) Vamos começar por referir a definição de lesão. A seguir, falaremos sobre as causas que levam ao aparecimento de uma lesão. Por fim, vamos caracterizar as lesões mais comuns, bem como as formas do seu tratamento.
Para realizar este trabalho, utilizámos, como meios de pesquisa, sites da internet, referidos na bibliografia.
O que é uma lesão?
A lesão desportiva pode ser definida como qualquer problema músculo-esquelético que cause interrupção ou redução da quantidade de atividade física, necessidade de utilização de medicamentos e procura de ajuda médica. Estas lesões são divididas em dois tipos: lesões traumáticas agudas (macrotraumas) e lesões crónicas (microtrauma), designadas também de lesões por overuse.
As lesões traumáticas agudas são caracterizadas por um episódio isolado causado por uma queda ou um acidente (macrotrauma), como por exemplo, fraturas e entorses de tornozelo. Estas lesões são mais difíceis de prevenir, pois geralmente acontecem de forma abrupta e inesperada.
As lesões por overuse são resultantes de microtraumas repetitivos em ossos, ligamentos ou estruturas músculo-tendíneas e geralmente ocorrem devido à incapacidade do corpo em absorver as forças geradas por sobrecargas cíclicas e repetitivas. Portanto, este tipo de lesão é muito comum em