Lesões desportivas
Curso Técnico de Apoio de Gestão Desportiva
Práticas de Actividades Físicas Desportivas
Trabalho Realizado por:
Daniela Mendes nº4
3ºE
Índice
1- Introdução
Este trabalho chama-se traumatologia no desporto, a traumatologia desportiva é uma especialidade da medicina desportiva que tem como principais objectivos a prevenção e o tratamento de traumatismos desportivos, ou seja de lesões desportivas sejam elas de que níveis forem.
Desde a exploração da palavra-chave deste trabalho que é lesão até á especificação de cada uma delas, passando por abordar a sua terapêutica e diagnóstico, este trabalho também tem por objectivo uma pesquisa brévia acerca do tipo de lesões que se dá em cada modalidade desportiva passando pelas modalidades mais praticadas em Portugal como o Futebol, Andebol, Voleibol, entre outros.
2- A perspectiva preventiva das lesões desportivas
Segundo a literatura científica, quando se conhecem as causas que levam ao aumento da incidência na ocorrência de lesões desportivas é possível adoptar medidas de prevenção e/ou de cura para reduzir os problemas. Essa ideia implica o pressuposto dos factores causais na ocorrência do dano evitá-lo ou diminuí-lo.
De um modo geral, pode estabelecer-se uma explicação plausível na relação entre saúde e actividade física na qual se pode articular os seus componentes nos três níveis de prevenção.
Posto isto, existem três níveis de prevenção de lesões desportivas que são elas
1ª Prevenção primária - prevê a ocorrência das lesões e dos acidentes;
2ª Prevenção secundária - estabelece medidas para reduzir os acidentes e as lesões;
3ª Prevenção terciária- previne disfunções funcionais.
Para cada um destes tipos de nível de prevenção, existem medidas que podem e devem ser tomadas, de ordem:
Comportamental:
Educação sanitária;
Uso de protecções preventivas;
Preparação