LESADOS MEDULARES COM DISFUNÇÃO URINÁRIA
A coluna vertebral embrionária consiste de 33 vértebras, que estão separadas em cinco tipos diferentes, dependendo da região do corpo na qual se encontram. As primeiras sete são vértebras cervicais, seguidas por 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. No adulto as vértebras sacrais unem-se num único osso, sacro, e as vértebras coccígeas fundem-se para formar o cóccix. Dessa forma, a coluna vertebral do adulto tem 26 ossos separados. E a principal função da coluna é de suporte do corpo, promovendo a fixação para a cabeça, para o tórax e para a cintura pélvica. (SPENCE, 1991)
A medula espinal desempenha duas funções principais: (1) conduz os impulsos nervosos para o encéfalo e do encéfalo; (2) processa informações sensitivas de uma forma limitada, tornando possível o início de ações reflexas estereotipadas (reflexos espinais) sem ação dos centros superiores do encéfalo. A medula espinal atravessa o canal vertebral das vértebras. Ela se entende desde o forame magno do crânio até a primeira ou segunda vértebra lombar. (SPENCE, 1991)
A uretra é um tubo muscular, forrado por uma membrana mucosa, que sai da face inferior da bexiga urinária e transporta a urina dela para o meio externo. Na junção da uretra com a bexiga, a musculatura lisa da bexiga circunda a uretra e atua como um esfíncter – denominado esfíncter interno da uretra – que tende a manter a uretra fechada (SPENCE, 1991), o que não acontece na incontinência urinária.
2. LESÃO MEDULAR
2.1. ANATOMIA DA MEDUAL ESPINAL
O sistema nervoso central (SNC) está formado pelo encéfalo e pela medula espinal, que se desenvolvem a partir do tubo neural. A medula espinal é essencialmente uma extensão dos tractos nervosos do encéfalo. Os neurônios da medula espinal transmitem mensagem do e para o encéfalo, e a medula atua como um centro para a realização de reflexos. (SPENCE, 1991)
A medula espinal atravessa o canal vertebral das vértebras. Ela se estende desde o forame