SETE DIMENSÕES DA GESTAO DO CONHECIMENTO
ADMINISTRAÇÃO
ROCHA, Marcio.1
SETE DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Florianópolis, 2011.
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa pretende apresentar a importância da aprendizagem nas organizações. Para melhor compreensão do assunto abordado faz-se necessário um referencial teórico pertinente ao assunto bem como a definição de alguns conceitos que aqui serão apresentados. Dividido em cinco capítulos, incluindo esta introdução, a pesquisa apresenta o conceito de aprendizagem, aprendizagem organizacional nas organizações, tema proposto neste trabalho, e considerações finais. Sendo a aprendizagem um processo no qual o homem é consciente de nunca estar satisfeito consigo mesmo na busca de novos valores, a aprendizagem vem para ajudar o homem a estruturar-se livremente em sua manifestação de autoconhecimento (Carvalho, 1999).
2 A TRANSFORMAÇÃO QUE OCORRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS ORGANIZAÇÕES
Conforme Geus (1998), a história das empresas abrange apenas quinhentos anos de atividade no mundo ocidental, sendo pouco o tempo se comparada com a existência humana, mas se observarmos melhor muitas empresas são fracassos, na melhor das hipóteses, sucessos tolhidos.
Conforme Senge (1990), são poucas as empresas que chegam à idade média de uma pessoa, em 1983, um levantamento da Royal Dutch/Shell revelou que um terço das “quinhentas” relacionadas pela revista Fortune, em 1970, havia desaparecido.
Segundo Geus (1998), descreve quatro fatores principais em comum para o sucesso de uma empresa que são:
1. Sensibilidade ao meio ambiente representa a capacidade da empresa de aprender e se adaptar ao seu ambiente.
2. Coesão e identidade, são aspectos da capacidade inata da empresa de construir uma comunidade e uma persona para si mesma.
3. Tolerância e seu corolário, a descentralização, são ambas sintomas da consciência