Ler e Escrever
TEXTO E TEXTUALIDADE E PRÁTICAS COMUNICATIVAS: ESCRITA E INTERTEXTUALIDADE
RESUMO — Este trabalho trata-se de uma analise intencional da obra Ler e Escrever: Estratégias de produção textual. (KOCH, Ingedore Villaça). Essa que tem como objetivo de capacitação dos alunos sobre a noção de texto e discurso, esse, no parâmetro de Escrita e Intertextualidade. Desenvolvido em meio a pesquisas sobre a obra citada (p.101 -130) e do auxilio de um artigo do assunto da Ana Christina De Sousa Damasceno, pedagoga pela Faculdade Piauiense (FAP) e acadêmica de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sobre o referente assunto.
Palavras Chave: Intertextualidade; Leitura; Produção Textual.
1. INTRODUÇÃO
Os estudos expostos foram realizados, a cerca da relação a ser refletida em análise entre a leitura e escrita, de modo que ambas são dependentes na construção do conhecimento e no desenvolver da produção textual. Mostrando a maneira mais eficiente forma de incentivo de um individuo ler e produzir criticamente, que esse texto advenha de leituras preliminares. Esse trabalho foi dividido em duas partes, sendo a primeira com a formulação de um fichamento da obra sendo essa a base para o texto definitivo (no caso, esse artigo) e a segunda parte constituída por apresentação oral do grupo em sala de aula por meio de slides.
1. 2. DESENVOLVIMENTO
Segundo Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Marina Cabral, a Intertextualidade pode ser definida como um diálogo entre dois textos, sendo assim uma ligação entre o texto escrito e o texto base para tal escrita, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem do contexto em que ela foi