Ler e Escrever, compromisso da escola
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFª LETÍCIA GRISÓLIO
JULIANA DE ALMEIDA GOIZ
FICHAMENTO: LER E ESCREVER, COMPROMISSO DA ESCOLA, PARA ALÉM DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO
ITAPECERICA DA SERRA
2014
FICHAMENTO: LER E ESCREVER, COMPROMISSO DA ESCOLA, PARA ALÉM DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO
A discussão abordada no programa fora acerca da língua portuguesa, falada no Brasil, construída com diversas influências, de incontáveis povos. O Brasil, possivelmente seria um país bilíngüe se o Marquês de Pombal, no século XVI não tivesse imposto a soberania lingüística portuguesa, entretanto, desde então, nossa língua fora adequada às diferentes etnias existentes em nosso país, que influenciaram nossa unidade lingüística, além de as inúmeras adaptações regionais.
Na escola como docentes e/ou discentes, sempre convivemos com uma heterogeneidade de pessoas, costumes, habilidades e competências. Atualmente, a educação orienta o discente a ter um olhar mais humano para com seus alunos, haja vista que desde sempre temos que trabalhar com os alunos que temos e não com os que gostaríamos de ter. Destarte, é necessário que o professor identifique, a princípio, as necessidades de seus alunos. Neste caso, o programa referiu-se à língua portuguesa e ensinamentos sobre gramática, desta forma, antes de pensar somente em “Currículo,” seria necessário ser realizada uma sondagem sobre os conhecimentos prévios de nossos alunos, e isso, dever-se-ia ser realizado principalmente através das produções textuais.
Foi citado que, o início da formação de um aluno escritor, seria a formação de um aluno leitor, razão pela qual o estímulo pela leitura deve ser priorizado.
Faz-se necessário também orientar nossos alunos quanto às suas organizações de pensamento e registros, porque a desorganização na elaboração dos textos, acabam que por