Oficina de língua portuguesa
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
1) Reclamamos da má qualidade da leitura e escrita dos estudantes em geral, mas a quem compete ensinar ler e escrever? Justifique.
Ensinar a ler e escrever é compromisso da escola como um todo, portanto é responsabilidade de todo professor independente da área em que atua. Os professores sabem que a prática de leitura e da escrita é um poderoso instrumento nas questões de aprendizagem, por isso é uma atitude que merece destaque na prática escolar, uma vez que deve ser ensinada por todos os professores em qualquer área de conhecimento.
2) A partir da vivência em sala de aula, o que é ensinar a “ler e escrever nas diferentes áreas do currículo escolar”?
Leitura e escrita não é só compromisso do professor de Língua Portuguesa, mas de todas as áreas/ disciplinas do currículo escolar, haja visto que ler e escrever são os meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem competências para formação dos estudantes. Em princípio, a tarefa do professor de Português é ensinar a ler a literatura brasileira e portuguesa. Cabe-lhe também obviamente, ensinar a escrever sobre essas literaturas e a dominar no máximo de modalidades e gêneros textuais que puder (relatório, curriculum, carta, etc.).
Contudo, ler e escrever são habilidades indispensáveis para os alunos em todas as áreas. Em outras palavras não cabe ao professor de Português auxiliar o aluno a interpretar e a estabelecer significados presentes nos textos referentes às dificuldades específicas como a matemática, a geografia, a Física, entre outras. Isso é tarefa dos professores de tais áreas.
3) Tomando por base suas experiências, o grupo deverá apresentar o significado das expressões abaixo:
• Alunos leitores
São alunos capazes de localizar nova informação em um texto através da leitura do mundo, e expressá-la, escrevendo para o mundo.
• Professores capazes de fazer a sua escrita, a sua comunicação