FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A NÃO ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTO EXPEDITO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DELZUÍLA RAMOS SANTOS E SANTOS
FERNANDA LUCINDA DA SILVA CALDAS
LIA DEBORA SILVA
JOSILENE CONCEIÇÃO SILVA
RAIMUNDA NONATA SILVA MIRANDA
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A NÃO ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTO EXPEDITO
Trabalho apresentado como requisito básico para obtenção de nota da disciplina, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, sob a orientação da professora Maria Eliana, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão, Núcleo de Educação à Distância.
HUMBERTO DE CAMPOS - MA
2014
Resumo
Este estudo vem apontar os fatores que contribuem para a não alfabetização de crianças entre 8 a 10 anos de idade, matriculados no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental das series iniciais na Escola Municipal Santo Expedito na cidade de Humberto de Campos- MA. Fatores como compromisso dos professores, participação da família são sine-qua-non para que a alfabetização aconteça com veemência. Pois este processo é desafiador para todos os envolvidos e não alcançará seu objetivo se ambos andarem em sentido contrário.
Palavras-chave: (família, escola, alfabetização)
Caracterização da instituição
A Escola Municipal Santo Expedito fica situada na Rua das Flores – S/N - Bairro Santo Expedito na cidade de Humberto de Campos-MA também conhecido como Manga, atende aos filhos de pescadores, marisqueiros, lavradores e funcionários publicos. Atualmente atende 139 alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A estrutura física esta dividida em: 02 salas de aula 01 secretaria que funciona junto com um laboratório de informática, 01 sala de recursos didático-pedagógicos, 01 cozinha, 02 banheiros. O quadro de funcionários é composto por um gestor, um coordenador pedagógico o qual não é exclusivo da escola, 07 professores, 02 auxiliares de serviços gerais e 02 vigias, a escola aderiu alguns programas como: