Caracterizando as estruturas de mercado
1537 palavras
7 páginas
Caracterizando as estruturas de mercado As diversas estruturas de mercado estão absolutamente conectadas a três tipos básicos, que são: números de empresas fabricantes no mercado; diferencial do produto e os obstáculos que dificultam a entrada de novas empresas. Segundo essas três características as formas e mercados, no mercado de bens e serviços são: monopólio e oligopólio definido no mercado de fatores de produção como concorrência perfeita e concorrência imperfeita. O bem de consumo é tudo aquilo usado por um individuo ou família, o número de bens adquirido em cada região reflete o grau de vida da população, e possibilita analisar os seus gastos e características, existem algumas características que podem classificar esses bens de consumo, podendo ser bens de conveniência, bens de compra comparados, bens de especialidades e bens não procurados. As caracterizações das estruturas de mercado dependem basicamente dos aspectos desses bens que podem ser homogêneos ou heterogêneos
Definição de bens homogêneos: são bens que possuem características idênticas em qualidade, mas têm diferenças relevantes no preço e são adquiridos com freqüência ex: matérias-primas e produtos agrícolas. É indiferente para o comprador o local que ele ira comprar esses produtos, pois são produtos sem indicação de marca, modelo ou origem.
Definição de bens heterogêneos: Os bens heterogêneos são produtos que o comprador valoriza modelo, variedade e diversidade, nos bens heterogêneos produtos e serviços tem maior importância, comparada ao preço que se paga. Ex: moveis vestuário e automóveis.
Classificação de bens de consumo
A grande variedade de bens de consumo pode ser classificada em termos de hábitos de compra. Podemos distinguir entre bens de conveniência, de compra comparada, de especialidade e não procurados.
• Bens de conveniência são aqueles que o consumidor compra com freqüência,